9 de Agosto de 1944: Nasceu Patrick Depailler

Patrick Depailler nasceu a 9 de Agosto de 1944 em Clermont-Ferrand e na sua juventude alimentou-se dos sucessos de Jean Behra (1921-1959), um dos poucos franceses que garantiu notoriedade na década de 50. Na década de 60 disputou algumas provas de resistência com um Renault-Alpine, mas cinco vitórias no Campeonato de França de F3, entre as quais a que se disputou

paralelamente ao GP do Mónaco, garantiram-lhe notoriedade. Chamou a atenção de Ken Tyrrell que lhe permitiu disputar duas provas de F1 ao mesmo tempo que se empenhou no Europeu de F2. Em 1974 ingressou na Tyrrell, para substituir o malogrado François Cevert, mas a equipa estava longe dos seus momentos de glória e os resultados não aparecera. Ganhou notoriedade graças ao projecto do Tyrrell P34 de seis rodas, mas o seu maior sucesso só surgiu com a vitória no GP do Mónaco em 1978. Em 1979 mudou-se para a Ligier e voltou a ganhar em Monte Carlo, mas depois da prova sofreu um acidente com uma asa-delta e focou fora do campeonato.

Guy Ligier não lhe renovou o contrato e Patrick Depailler mudou-se para a Alfa Romeo, que regressara à F1. Durante testes de desenvolvimento em Hockenheim, no dia 1 de Agosto de 1980, uma rotura na suspensão traseira provocou um violento despisto, que causou a morte ao piloto francês. Por ironia do destino, 21 anos antes. no mesmo dia, Jean-Behra perdeu a vida em Monza durante o GP de Itália.

Em destaque